Na Câmara de Vereadores Diretor de Agricultura e Prefeito participam de Audiência Pública sobre o Garantia Safra

O Prefeito Adelson e o Diretor de Agricultura Erisvaldo Buriti estivem na Câmara de Vereadores que realizou na quarta-feira dia 31 de Julho onde foi realizado uma Audiência Pública para discutir sobre o Programa Federal Garantia Safra, que esse ano excluiu o município de Areial do benefício, prejudicando os agricultores cadastrados do seguro.

Além dos vereadores estiveram presentes o Prefeito Adelson, representante da Emapaer José Paulino, Erisvaldo Diretor Municipal de Agricultura e Alessandro de Oliveira Coordenador Estadual do Garantia Safra, que fizeram parte da mesa na Câmara Municipal. No plenário agricultores, representantes de sindicatos e associações rurais.

Alessandro explicou que os órgãos técnicos como Empaer fazem um laudo que é enviado para Brasília e junto com o IBGE lá é verificado se houve perca ou não no plantio, entre vários índices que são levados em conta o resultado para Areial foi que não houve perca no plantio.

Para o Prefeito Adelson essa nova metodologia foi só uma desculpa do governo federal para não pagar aos agricultores, pois esse cálculo não condiz com a realidade do município. Confirmou que vai à Brasília em breve verificar onde esta esse erro e ver a possibilidade de reverter.

A audiência ainda deu espaço para as pessoas do plenário fazerem suas perguntas e questionamentos. Afonso disse que a audiência mostrou que nem o agricultor, nem Prefeitura e o Estado são culpados.

O Município de Areial ficou de fora do benefício do programa Garantia Safra do Governo Federal, o laudo do Inmet que calcula o índice de chuvas reconhece que Areial teve perca agrícola no plantio porque as chuvas foram abaixo da média, porém o IBGE não reconhece. Para confirmar a perca e aconteça a liberação do pagamento do Seguro Safra para os Agricultores é preciso o reconhecimento das duas entidades no âmbito Federal.